7 dicas essenciais para decorar melhor, economizar e ser sustentável


add a caption

Todo mundo gosta de ter um ambiente agradável e com nossa cara, certo? Mas e se pudéssemos criar decorações incríveis e elegantes sem gastar muito dinheiro e ainda contribuir com o meio ambiente? Reunimos sete dicas fáceis e práticas que você pode usar para melhorar seu lar, economizar dinheiro e ajudar a natureza. Veja só:

Aproveite Suas Fotos

Você pode usar usas fotos de instagram para decorar e criar um agradável objeto de centro de mesa. Aproveite suas melhores fotos e use opções de papel sustentável para criar seu acessório decorativo personalizado. Você pode imprimir suas fotos do instagram na sua própria casa para economizar – o pessoal do curso de fotografia posta a cada quinze dias uma maneira diferente de usar fotos para decorar.


Decore com natureza

A seção de frutas é uma poderosa seção para decorar, elas está cheia de opções com cores, cheiros e texturas agradáveis para sua cozinha. Limões, limas, maças, laranjas e abacaxis podem se tornar ótimas peças de centro de mesa. Aprendi essa dica em um blog de casamento: você pode fazer um arranjo com todas, ou colocar algumas em um pote de vidro com água; até mesmo alinhadas horizontalmente elas criam um aspecto moderno.
Esses acessórios naturais permitem renovar todo o ambiente sem ter que trocar a mobília. Você só precisa usar peças chave. Por exemplo, eu sempre procuro inspiração em catálogos de lojas de fora, depois busco similares em lojas nacionais e compro meus móveis para cozinha com opções que se adaptem bem a outros acessórios.

Seja criativa

Você pode reduzir seu uso de papel para zero (ou quase). Além de usar os dois lados na hora de imprimir, troque seus guardanapos de papel por versão de tecidos – são muito mais elegantes e sustentáveis. Flanelas ou panos de microfibra são melhores para limpar e mais econômicos do que toalhas de papel.

Renove móveis com um vestido antigo

Sabe aquele seu vestido esquecido no guarda-roupas? Que tal transforma-los em um acessório de decoração exclusivo? Uma simples decoupage pode renovar um móvel antigo e salva-lo do lixo – economizando seu dinheiro e poupando o meio ambiente. Fica lindo para decorar mesas, cadeiras, escrivaninhas e até armários. Experimente.


Decore presentes de outra forma


Embrulhar presentes com jornais, quadrinhos, mapas de viagens ou páginas coloridas de revistas criam um aspecto muito mais original e criativo do que os tradicionais embrulhos. Além disso, é muito mais eficiente para o meio ambiente.

Troque com seus vizinhos

Você pode organizar uma feira de troca com seus vizinhos. Essa antiga prática tem se tornado bem popular recentemente graças à onda sustentável. Inclusive já existem até sites para compartilhar coisas entre a vizinhança.

Pense antes de comprar

Comprar por impulso é um dos maiores culpados pelo excesso de coisas que bagunça nossa casa. Todo mundo tem alguma coisa que não precisa e isso é péssimo para a decoração da sua casa. É importante manter um espaço para seus móveis “respirarem”, faça isso com uma simples pergunta: eu realmente preciso disso? Esse hábito simples vai economizar seu dinheiro, manter o ambiente sem bagunça e, a longo prazo, melhorar sua qualidade de vida.

Bia Gonzalez: carioca, arquiteta, apaixonada por internet e blogueira do Decorafino.

5 comentários:

  1. Oe c:
    Adorei as dicas, decorar com a natureza é uma das melhores coisas, eu acho lindo casas cheia de flores e cores, ainda mais quando na cozinha tem um bandeja cheia de frutas no centro da mesa <3
    Essa ideia de forrar móveis com vestido e roupas velhas eu não conhecia, mas achei muito bom, acho que vou forrar algumas coisinhas xD Estou pensando em dar um tapa na minha estante õ//
    Besos!


    ||Crazy Cake ||

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho lindo!Tenho certeza que vai ficar muito legal!

      Excluir
  2. Eu amo decorar mas o pior é que você tende investir mais e essas dicas com certeza não gasta muito, além de serem práticas fica super legais. Ameii

    Beijos <3
    www.p-perfectsthings.com | Quietly Pink

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade mas ainda tem muita gente que acha que pra ter uma casa bem decorada precisa ser rica.

      Excluir
  3. Nós amamos decorar casamentos na praia no rio de janeiro e adoramos muito o seu post.

    Beijos de toda equipe

    Mansão da Reserva
    Realizar o seu sonho é a nossa praia ;)

    Tel (21) 3580-8060
    Tel (21) 96500-5450
    www.MansaoDaReserva.com.br

    ResponderExcluir